quinta-feira, 5 de julho de 2012

Corinthians é campeão invicto da Copa Libertadores


 São Paulo - A noite de 4 de julho de 2012 entrou para a história do Corinthians. Nesse dia, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Boca Juniors, no Pacaembu, o Timão conquistou a Copa Libertadores da América de forma invicta. É o primeiro título da competição continental da história do clube.

Ao conquistar o título sul-americano em sua décima tentativa, o Corinthians se iguala aos seus rivais São Paulo, Santos e Palmeiras, a Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Grêmio e Internacional como os brasileiros campeões da Libertadores. Mais importante, quebra a sina de não ter títulos continentais - e de forma invicta, algo que ninguém conseguia desde 1978.

Agora, entre os dias 6 e 16 de dezembro, o Corinthians disputará o Mundial de Clubes no Japão. Em busca do bicampeonato (venceu em 2000), o time brasileiro já tem como adversários o mexicano Monterrey, o neozelandês Auckland City e o inglês Chelsea, campeão da Europa.

Consagração

Com título, aos 51 anos de idade, o técnico Tite também escreve o nome definitivamente entre os principais treinadores do Brasil. Além da importância natural da conquista, ele será lembrado para sempre por ser um dos responsáveis por acabar com um dos maiores fantasmas do futebol brasileiro, já que o torneio continental era o principal sonho da torcida corintiana.

Chamado de retranqueiro em muitas oportunidades, foi ele quem imprimiu o estilo marcador a este Corinthians, que tem justamente em sua defesa a maior virtude. A invencibilidade ao longo dos 14 jogos da competição só foi conquistada graças à consistência dada pelo esquema de jogo do treinador.

Na equipe de Tite, todos têm alguma função defensiva, principalmente se levarmos em conta a formação que terminou o torneio como titular. Jorge Henrique e Emerson eram os dois atacantes, no esquema 4-4-2, mas não era raro vê-los defendendo, marcando os laterais adversários. Em alguns momentos, como no primeiro jogo contra o Santos, Jorge Henrique chegou a marcar o atacante do rival - no caso, Neymar.

Foi desta forma, também, que o treinador garantiu uma defesa quase intransponível ao longo da competição. Na fase de grupos, por exemplo, foram apenas dois gols sofridos em seis partidas disputadas.

Mas para chegar a esta conquista e escrever seu nome de vez na história do Corinthians, Tite precisou superar diversos obstáculos. Contratado no final de 2010 para sua segunda passagem pelo clube, o treinador viu seu time sucumbir ao Fluminense e ficar com a terceira colocação no Brasileiro daquele ano, depois de ter o título praticamente nas mãos.

Com isso, a equipe acabou indo para a fase preliminar da Libertadores do ano seguinte e foi aí que ele sofreu o golpe mais duro no comando do Corinthians. Diante do inexpressivo Deportes Tolima, o time brasileiro acabou caindo, depois de um empate por0 a0 no Pacaembu e uma derrota por2 a0 na Colômbia.

Agora, Tite escreve seu nome na história do Corinthians e se consagra como o treinador que venceu todas as adversidades e deu ao clube o título mais sonhado em 102 anos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário